JIN SHIN JYUTSU® – FISIO-FILOSOFIA é  uma arte de harmonização do corpo, da mente e do espírito. Consiste em várias seqüências de toques com as mãos em 26 áreas do corpo onde a energia vital se concentra, com o objetivo de eliminar o estresse e a fadiga, criar equilíbrio emocional, aliviar dores e somatizações agudas, tornar sua mente mais ágil, aumentar a capacidade da sua memória e expandir a sua consciência. O JIN SHIN JYUTSU® se dirige às causas subjacentes das doenças e pode ser usado com segurança como complemento de qualquer terapia ou medicação. Não pretende, portanto, ser um substituto dos cuidados médicos  regulares oferecidos  comumente às pessoas, ou de outro profissional da área de saúde.

Com raízes numa antiga sabedoria, o Jin Shin Jyutsu foi redescoberto no início do século XX pelo Mestre Jiro Murai, no Japão e trazido para os Estados Unidos em 1950, por sua aluna Mary Burmeister. Desde 1990  esta arte tem sido ensinada e praticada no Brasil por um número crescente de pessoas. Em 1995 foi fundada a Associação Brasileira de Jin Shin Jyutsu, com sede em São Paulo, com o objetivo de representar e congregar os estudantes e profissionais de JSJ.

Você pode receber sessões de JSJ de um profissional autorizado e aprender também algumas seqüências simples que podem ser auto-aplicadas a qualquer hora ou lugar, de acordo com a necessidade e conveniência do momento em que você se encontra. Muitos toques são tão discretos que podem ser realizados durante uma reunião ou numa rua movimentada. Você vai se familiarizando com os princípios básicos e filosóficos do JSJ e assim você também aprende a se harmonizar, obtendo relaxamento, mais vitalidade e maior percepção de si mesmo.

A compreensão que Pitágoras tinha das relações harmônicas ajudou-o a escolher o tom perfeito para apaziguar o homem. OJIN SHIN JYUTSU® ajuda-nos a encontrar este tom, a expressão perfeita da harmonia que existe em cada um de nós.  O Jin Shin Jyutsu além de ser uma fisio-filosofia contém também princípios psicológicos. Ele se revela também como um modo de SER para que possamos compreender a unidade cósmica, e assim, conhecer e ajudar a nós mesmos plenamente.

O JIN SHIN JYUTSU® não é simplesmente a aplicação de uma técnica, mas a demonstração de uma arte que consiste em ser o canal através do qual fluem os poderes estéticos infinitos do Criador “ Mary Burmeister
Através de profissionais autorizados pela JIN SHIN JYUTSU  INC. em Scottsdale, Arizona, USA , ela oferece vários cursos:

AUTO-APLICAÇÃO – Este curso revela a origem e a essência do Jin Shin Jyutsu. Através de 3 livros, compreendemos a filosofia e a prática desta arte e percebemos que podemos ser ativa e conscientemente responsáveis pelas nossas vidas e pela nossa saúde.

SEMINÁRIO BÁSICO – É dirigido às pessoas que querem se tornar praticantes e que além de terem interesse em aplicar esta arte em si mesmos desejam aplicá-la nos outros, profissionalmente. A parte teórica é intercalada com sessões práticas através das quais os participantes aprendem como aplicar e também recebem o Jin Shin Jyutsu.

VIVENDO A ARTE – É destinado para aprofundamento e refinamento das habilidades de comunicação dos principais conceitos da Auto-Aplicação do Jin Shin Jyutsu.

AGORA CONHECO A MIM MESMO – Contemplar de forma mais ampla a riqueza das informações contidas nos textos do Seminário Básico. É a oportunidade de desenvolver os conceitos e a prática do Jin Shin Jyutsu de uma maneira profunda.

TEMAS ESPECIAIS –  Revisão de um assunto específico do Jin Shin Jyutsu de maneira mais detalhada e aprofundada, para ampliar  as relações entre os vários aspectos desta  Fisio-Filosofia.

Em síntese, JIN SHIN JYUTSU® traz bem-estar, vitalidade e estimula a capacidade de regeneração do corpo e expansão da consciência. É um valioso complemento para a medicina convencional, pois promove relaxamento profundo e reduz os efeitos do estresse, fator desencadeante de muitas doenças do homem moderno. Estes são os maiores benefícios que tenho presenciado na minha prática diária.

Transcrevo a seguir algumas citações de Mary Burmeister, discípula de Jiro Murai: “O mundo não vai mudar para se adequar a mim. Eu mudo e me incorporo ao mundo. A coragem não pode ser fustigada pelas ilusões das esferas mundanas. O entusiasmo desperta sua vida e suaviza as rugas da alma. Antecipação é fonte de infelicidade. Não existe conflito com pessoas, coisas, ou situações. É sempre dentro de mim mesmo. Conquistar a si mesmo é a maior de todas as vitórias.  Tudo bem estabelecer metas, desde que elas não o privem de fazer desvios interessantes. A arte de resolver o que está lá fora é a mesma que a de ajudar o que está aqui dentro. Buscar as aparências é perder de vista a FONTE. Pare de permitir que os ontens e os amanhãs consumam o HOJE.

A conduta humana está sob o comando da causa e efeito. Estamos aqui para retirar a complexidade da vida e ir para o simples. Eu sou a causa.”

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE JIN SHIN JYUTSU® – FISIO-FILOSOFIA

Jin Shin Jyutsu é uma incorporação. Por isso, os livros e textos têm direitos reservados e o nome é uma marca registrada. A freqüência nos cursos não deve ser considerada, em nenhum caso, como uma qualificação para licenciamento. Portanto, ninguém está qualificado a apresentar esta arte, excento seus instrutores autorizados.

O nome Jin Shin Jyutsu (Fisio-Filosofia) está se tornando rapidamente conhecido e muito difundido. Infelizmente, parece que o verdadeiro conceito da arte está mais uma vez se perdendo. Está sendo contaminado por desejos e ambições pessoais. Isto é o resultado da ação daqueles que em sua ansiedade em compartilhar, não se dão conta de possíveis deturpações e mal entendidos e se enganam a respeito de suas próprias motivações e intenções. Freqüentemente o egoísmo é tomado por abnegação.

A responsabilidade pelo uso dos conhecimentos recebidos está dentro de cada um de nós. Esta responsabilidade é para com o Criador e para consigo próprio.

Nossa reverência para com o Criador unida à nossa integridade, inteligência e discernimento, determina a interpretação e a comunicação do conhecimento e respeito pelo Jin Shin Jyutsu (Fisio-Filosofia)

A arte do Jin Shin Jyutsu é também conhecida como a “Arte da Felicidade”, a “Arte da Longevidade” e a “Arte da Benevolência”. JSJ não é uma técnica. Técnica é uma aplicação mecânica, enquanto arte é uma criação habilidosa.

Todos nascemos com um poder profundo e delicado.

Entretanto, devido a buscas mundanas e egoístas, esta força pura e misteriosa se esconde e somente as nossas forças menores se desenvolvem. Isto acaba resultando com o tempo, em doenças, infelicidade, envelhecimento, frustrações e uma procura de ajuda fora de si mesmo. Mas, ao acordar a força vital que anima o corpo , as causas podem ser eliminadas e a saúde ser restabelecida em sua plenitude.  A verdade é que em cada um de nós reside o poder pessoal de conhecer a completa PAZ E UNIDADE DO SER.  (do livro Texto nº 1, escrito por Mary Burmeister, discípula de Jiro Murai).

O Seminário Básico é dirigido às pessoas que querem se tornar praticantes e que além de terem interesse em aplicar JSJ em si mesmas, desejam aplicá-la nos outros, profissionalmente. A parte teórica do seminário é intercalada com sessões práticas em que os participantes aprendem como aplicar esta arte e também recebem os fluxos. Jin Shin Jyutsu é a arte de harmonização do corpo, da mente e do espírito, através de toques suaves com as mãos em 26 locais do corpo onde a energia vital se concentra.

MEU DEPOIMENTO COMO TERAPEUTA E PRATICANTE DE JIN SHIN JYUTSU®

Rosana Freire – Psicóloga Clínica Sistêmica e Terapeuta de Jin Shin Jyutsu, com Certificado Internacional da Jin Shin Jyutsu, Inc (Scottsdale – Arizona – USA)

Conheci Jin Shin Jyutsu, em 2002, em Belo Horizonte, quando fiz o primeiro Curso de Auto-Aplicação, que é a origem e a essência desta arte. Neste curso, compreendi a filosofia e a prática desta arte e percebi que podemos ser cada vez mais  ativos e conscientemente  responsáveis pelas nossas vidas e pela nossa saúde física/psíquica/espiritual.

Numa sessão, quando faço a leitura dos pulsos, o corpo/mente da pessoa me mostra como está a sua expiração, como aquela pessoa está se relacionando com o mundo, eventos e circunstâncias naquele momento e também como está a sua inspiração, ou seja, como ela está se relacionando com ela própria naquele momento.

A palma da minha mão e as pontas dos meus dedos são aplicadas levemente sobre a roupa. E aí acontece uma conexão maravilhosa: a energia de vida   gerada por mim que estou aplicando a arte (cabo de recarregar a “bateria da vida”), ao estar em contato com a superfície da pele da pessoa, penetra profundamente no seu corpo até atingir a área dos ossos.Aí o processo se inverte e atinge a superfície da pele de novo, trazendo reequilíbrio e saúde para o corpo/mente/espírito.A energia revitalizada continuará a ter efeito no corpo/mente por aproximadamente 8 horas. Depois disso o padrão de circulação se acomodará ao “estado de ser” do corpo naquele momento.

Os resultados que tenho visto nos meus atendimentos são de possibilidades cada vez mais renovadas de se resgatar o poder pessoal, o poder das escolhas conscientes, mudança de padrões de comportamento, revisão de sistemas de crenças e valores e, acima de tudo, descobrir que somos co-criadores de nossa realidade.

Quando compreendemos a natureza profunda de tudo que habita em nós e à nossa volta, reconhecemos o manancial de inteligência que cria interminavelmente o Universo. Além do eu físico, além dos pensamentos e das emoções, há dentro de nós uma esfera que é puro potencial energético à espera de manifestação.

Para maiores informações sobre Jin Shin Jyutsu, livros, publicações e outros materiais consulte: www.jsjbrasil.com.br ,jsjpublic@uol.com.br. Para atendimentos em sessões individuais : 31 3227-9445 – ROSANA FREIRE – BELO HORIZONTE/MG